PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Servidores prestigiam as ações da semana em comemoração ao Dia dos Pais

14/08/2017

/A programação especial em comemoração ao dia dos pais, realizada de 8 a 15 de agosto, contou com expressiva participação dos servidores pais, que aproveitaram para cuidar da saúde, se informar sobre o Programa Paternidade Responsável, entre outras atividades desenvolvidas, visando à valorização e o bem-estar do funcionalismo público estadual.
 
A Semana dos Pais foi promovida pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), que estendeu as ações comemorativas aos pais servidores do Detran/MA, Procon/MA (Unidade do Viva na Beira Mar), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), Centro Administrativo do Estado (CAE) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
 
Teste de Visão
 
Ao longo da semana, os pais servidores foram beneficiados com um Teste de Visão ou Acuidade Visual, que verifica a necessidade da utilização de óculos e se a dificuldade da visão é para perto ou longe.  
 
O servidor do Detran/MA, Mikhail Amaral, ressaltou a importância da ação. “Essas atividades valorizam o servidor, demonstrando a preocupação com o nosso bem-estar. Hoje, além do teste, pude fazer alguns ajustes nos meus óculos”, disse o assistente de trânsito.
 
Rossana Souza, representante da Superintendência de Acompanhamento e Valorização do Servidor da Segep, informou que o objetivo da secretaria é levar a outros órgãos do Estado, ações de benefício ao servidor. “Buscamos descentralizar as ações para alcançar o maior número de servidores possíveis. No decorrer da Semana dos Pais, foram ofertadas várias atividades aos servidores”, afirmou Rossana.
 
Além do Detran/MA, o teste de visão também foi disponibilizado aos servidores do Procon/MA, PAI, Sedes, Imesc e CAE, em dias alternados da semana dedicada aos pais. 
 
Atendimento Médico
 
Na terça-feira (dia 9), ocorreu o atendimento médico nas especialidades Geriatria e Clínica Geral, respectivamente, na Supervisão do PAI (Centro Social dos Servidores) e no Espaço Bem-Estar (Anexo VII do CAE), durante a manhã e tarde. Também houve aferição de pressão, nos dois locais da consulta.  
 
Paulo Leal Rocha, 73 anos, professor aposentado pela Secretaria de Estado da Educação, que também é assistido pelo PAI, aproveitou para consultar-se com o médico Geriatra. “Estou achando excelente, o oferecimento da consulta com o geriatra. Seria muito bom, se ações como essa ocorressem com mais frequência”, observou. 
 
Já o servidor da Segep, Fernando César Seabra Tavares, ficou satisfeito com o resultado da aferição da pressão e a consulta com o clínico geral. “Achei a promoção da semana dos pais oportuna, uma vez que beneficia e valoriza o servidor, ao mesmo tempo. Ações como esta, da oferta de consultas médicas, deveriam acontecer rotineiramente e não apenas nas datas comemorativas. Mas a iniciativa é louvável, sem dúvida”, elogia Fernando.   

Palestra Paternidade Responsável 
 
A assistente social da Segep, Regina Serpa, ministrou a palestra Paternidade Responsável, na tarde de quinta (11), no auditório do Imesc. Ela discorreu sobre o envolvimento afetivo do pai, de sua fundamental responsabilidade pelo desenvolvimento emocional de seu filho. “O objetivo da palestra é orientar, considerando que, esta, é um pré-requisito para que os pais servidores públicos estaduais possam obter mais 15 dias de licença. Ele recebe orientações acerca de como deve agir nesse tempo de licença, da relevância do seu envolvimento afetivo, de como ajudar a esposa, companheira, nesse processo de acolhida do bebê e assim por diante. Então, o objetivo da palestra é trabalhar mais o lado afetivo, é sensibilizar para o desenvolvimento emocional dessa ligação do pai com a criança”. 
 
Felipe de Holanda, presidente do Imesc, emocionou-se durante suas considerações sobre a ação governamental. “Acho o Programa Paternidade Responsável tremendamente significativo, por proporcionar conscientização aos pais sobre o importante papel que exercem. Sou pai de uma adolescente de 15 anos e de uma menininha de um ano e dois meses. Acho relevante a questão dos 15 dias de licença e, principalmente, a reflexão sobre o papel do pai, nesse momento tão marcante da vida, que é a concepção e o nascimento de um filho. Desejo que todos os servidores, assim como eu, passem por essa emoção de forma consciente e não se limitem a ajudar, mas a viver junto, estar presente”, comentou Felipe. 
 
Apesar de ser um pai experiente, com seis filhos de três relações diferentes, Josiel Ribeiro Ferreira, diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do Imesc, crê que o Paternidade Responsável agrega uma gama de conhecimentos valorosos aos pais, sejam estes inexperientes ou não. “A iniciativa é louvável, por que valoriza o papel dos pais, que são o elo dos filhos com o mundo. Além de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento afetivo entre pai e filho, a extensão da licença para 15 dias vem auxiliar na divisão de tarefas do casal, de responsabilidades e esforços nos primeiros dias, após o nascimento da criança, principalmente para os pais ‘de primeira viagem’. Esse tempo inicial é muito importante”, comenta Josiel. 
 
Após a palestra, fisioterapeutas do Espaço Bem-Estar do CAE disponibilizaram séries de massagens para os servidores do Imesc. No início da manhã desse mesmo dia (11), os pais servidores que atuam no Centro Administrativo do Estado, foram saudados com um delicioso café da manhã, no hall de entrada do Ed. Clodomir Milet. 
 

Mais Fotos

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Perícias Médicas Iprev

FORMULÁRIOS

Perícias Médicas Iprev

SISTEMAS

Acesso Rápido

Ouvidoria
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3210-3218, (98) 3210-3249
Bem-Estar
(98) 98487-8404
Funben
(98) 3311-4700, (98) 3210-3246 e (98) 3210-3230
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Horário de atendimento: 8h às 18h
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220