PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Mês do Servidor: funcionários participam de palestra sobre Câncer de Mama

20/10/2017

O evento foi marcado por depoimento emocionante de servidora que descobriu ter câncer após participar de palestra promovida pelo Governo em 2016

Na tarde desta quinta-feira (19), servidores estaduais acompanharam palestra sobre prevenção do câncer de mama, ministrada pela médica mastologista Gláucia Mesquita Cordeiro, no Auditório da Casa Civil, situado no Palácio Henrique de La Rocque. A palestra fez parte da programação especial de ações promovidas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), pelo Mês do Servidor.

Durante a palestra, a mastologista Gláucia Cordeiro elogiou a presença dos homens e destacou que o câncer de mama, apesar de mais comum em mulheres, também poder acometer os homens. “Mostramos a realidade aqui, no Maranhão, pois é importante que as pessoas a conheçam e também o que poderia ser feito para mudá-la, tanto no âmbito do SUS, quanto na rede particular”, disse a médica.
 
O momento foi marcado pelo relato emocionante de Jane Eyre dos Santos Carvalho, servidora da Segep, em que ela, além de falar um pouco sobre como descobriu que tinha câncer de mama, destacou a importância de eventos que conscientizem sobre a importância do autoexame.
 
“As palestras têm um papel fundamental para a identificação da doença. Elas ajudam muito, trazendo conhecimento, possibilitando a descoberta, pois informação é tudo. Muitas pessoas não dão a devida importância, acham que palestra é bobagem, que nunca vai acontecer com elas. Quando vi as imagens, ano passado, fiquei impressionada. Depois da palestra foi que aprendi a fazer o autoexame. Descobri um nódulo na mama, fiz o tratamento e hoje estou curada, graças a Deus. O Governo está de parabéns por promover esta ação tão necessária aos servidores”, contou Jane Eyre.
 
Adryany Ferreira, secretária-adjunta de Gestão de Pessoas da Segep, explicou que a programação voltada para o servidor procurou integrar também o Outubro Rosa. Ela também falou sobre o propósito da palestra. “Nós realizamos esses eventos para tentar conscientizar o servidor, mostrar que ele é importante para o Governo e, portanto, merece ser valorizado. Para a Segep, como órgão gestor de pessoas do Governo do Estado, este é um momento importante, em que ficamos mais perto dos nossos servidores e eles se sentem homenageados, valorizados e motivados para dar continuidade ao trabalho”, afirmou a secretária-adjunta.

Ao final, o momento mais aguardado: a hora do sorteio de brindes. Além de chocolates, voucher para sessões de limpeza de pele e produtos de beleza, foram sorteados voucher de pacote de viagem para a cidade de Barreirinhas, com direito a acompanhante, e smart TV de 32 polegadas. A ganhadora da televisão, Rosa Cândida Oliveira Cunha, servidora da Casa Civil, destacou: “A palestra é muito importante e a ação realizada pelo governo, através da Segep, está aprovada. Que ela aconteça mais vezes, de forma descentralizada, para alcançar uma quantidade expressiva de pessoas”.

Mais Fotos

Mês do Servidor: funcionários participam de palestra sobre Câncer de Mama .

VALORIZAÇÃO

Regulamento do Centro Social do Servidor
Clube de Desconto do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Contatos

contatos

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220