O Governo do Estado inicia, a partir desta sexta-feira, 1º de setembro, a fase de treinamento da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). É a terceira e última etapa antes da efetiva implantação do sistema no âmbito da gestão dos processos governamentais. Na primeira fase do processo, as secretarias e órgãos estaduais enviaram informações detalhadas que formaram a base para a inserção dos servidores no sistema, identificando os Comitês Setoriais de Gestão (CSG) e mapeando as unidades organizacionais com suas respectivas siglas. Já na segunda etapa, o foco foi a coleta de dados referentes aos processos meio e finalísticos das secretarias e órgãos. No momento, essas informações estão em fase de processamento e serão, posteriormente, alinhadas com cada órgão estadual. ETAPAS O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com o qual o Governo do Estado celebrou Acordo de Cooperação Técnica em abril deste ano. A operação do sistema está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati). Para auxiliar na execução das tarefas referentes à implantação do SEI!MA, as secretarias e órgãos estaduais contam com o apoio da Unidade Central de Gestão, que organiza reuniões para esclarecimento de dúvidas e, nos casos necessários, realiza atendimentos individualizados com os órgãos. Cada órgão estadual instituiu ainda com um Comitê Setorial de Gestão (CSG), grupo de servidores responsável por coordenar a implantação do SEI! naquele local, executando as tarefas referentes às diversas etapas e servindo como ponto focal dos demais servidores para as questões referentes ao sistema. O secretário da Segep, Guilberth Garcês, enfatiza a importância do compromisso de todos os servidores para garantir a eficiência do processo de implantação. "A implantação do SEI!MA é um avanço importante para que a gestão pública seja cada vez mais eficaz e transparente, conforme as diretrizes defendidas pela gestão do governador Carlos Brandão. O engajamento dos servidores nesse processo é fundamental para o sucesso do SEI!MA. A gestão estadual está investindo em treinamentos,alinhamentos e ferramentas para garantir que todos estejam preparados para essa nova etapa da gestão estadual”, pontuou o secretário. TREINAMENTO Com o início da nova etapa, os servidores envolvidos na implementação do SEI!MA passam a ter acesso a um ambiente de treinamento, no qual é possível simular operações de rotina. O treinamento disponibiliza as funções de criar, editar, incluir e assinar documentos, bem como enviar e encerrar processos. Inicialmente, essa funcionalidade estará restrita aos órgãos que já concluíram com sucesso as etapas anteriores, estando a critério de cada comitê estabelecer quais servidores terão acesso à área de treinamento nessa fase. Em parceria com a Escola de Governo do Estado do Maranhão (Egma), o Estado disponibiliza, ainda, o Curso Básico Online sobre o SEI!MA. O objetivo do curso básico é familiarizar os servidores com as funcionalidades do sistema. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para todos os servidores, terceirizados e trainees no endereço eletrônico sis.egma.ma.gov.br