PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Espaço Bem Estar promove roda de conversa sobre o Dia da Consciência Negra

24/11/2023

Servidores estaduais do Maranhão participaram nesta segunda-feira (20) de uma roda de conversa intitulada “Novembro, mês da Consciência Negra”. A atividade foi organizada pela equipe do Espaço Bem Estar, iniciativa desenvolvida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida entre os servidores estaduais. 
 
A conversa foi mediada pela assistente social Silvane Magali Vale Nascimento, Mestra em Psicologia Social, Doutora em Políticas Públicas, militante do movimento de mulheres negras e superintendente de Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). Ela pontuou a importância do debate acerca do tema. “O racismo adoece, então falar sobre ele tem tudo a ver com bem estar e saúde. O estado precisa promover o debate dentro da perspectiva antirracista, e continuar a trazer para a pauta a discussão sobre formas de combater o racismo”, afirmou. 
 
Silvane Magali destacou, ainda, a importância dessa conversa entre os servidores públicos. “Nós, como servidores, temos a obrigação de sentir e entender essa dimensão da negritude no Brasil, no dia a dia das nossas obrigações enquanto servidores públicos e enquanto representantes das políticas públicas estaduais”, disse ela. 
 
Os servidores presentes trocaram experiências sobre o tema, debateram a atuação do servidor público dentro da perspectiva antirracista e frisaram a importância do Dia da Consciência Negra. Francisco Araujo, que esteve presente à roda de conversa, agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Como servidor, agradeço a oportunidade que tive de ter vários novos entendimentos acerca dessa questão de ordem social e humana. Que os servidores possam participar cada vez mais de eventos como esse, e que outros discursos que afetam as minorias venham a fazer parte do nosso cotidiano de pessoas que trabalham pelo estado”, pediu. 
 
SAIBA MAIS
 
O Espaço Bem Estar oferece atividades de ginástica laboral, relaxamento terapêutico, consulta de enfermagem, atendimento com assistente social, orientação nutricional e escuta psicológica para os servidores. 
 
As atividades do programa ocorrem tanto na sede do espaço quanto de forma itinerante nas secretarias e órgãos estaduais. Periodicamente, a equipe do Espaço Bem Estar promove, ainda, rodas de conversa e debates sobre temas de interesse dos servidores públicos, com foco na promoção da qualidade de vida e na saúde preventiva.

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Perícias Médicas Iprev

FORMULÁRIOS

Perícias Médicas Iprev

SISTEMAS

Acesso Rápido

Ouvidoria
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3210-3218, (98) 3210-3249
Bem-Estar
(98) 98487-8404
Funben
(98) 3311-4700, (98) 3210-3246 e (98) 3210-3230
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Horário de atendimento: 8h às 18h
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220