14/05/2024
O Governo do Maranhão está implantando a Central de Acessibilidade Comunicacional. Resultado de uma articulação entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o espaço ficará localizado na entrada do Centro Administrativo do Estado (CAE) de modo a garantir amplo acesso para todos os servidores e cidadãos que necessitem dos serviços.
O objetivo é garantir acessibilidade e inclusão no atendimento aos servidores com deficiência, especialmente no que diz respeito aos serviços prestados pelos órgãos estaduais localizados no Centro Administrativo do Estado (CAE); e à sociedade em geral. Entre os serviços disponíveis estarão interpretação de Libras, legendagem, audiodescrição e atendimento especializado para cadeirantes. Além disso, o espaço contará com recursos como impressora em braille e sistema de aparelhos de rádio transmissão e recepção, para que o atendimento seja ainda mais eficiente e inclusivo.
"A central é mais uma iniciativa do Governo do Maranhão para garantir acessibilidade comunicacional e a inclusão social das pessoas com deficiência. Agora além de fornecer intérpretes de Libras para acompanhar as pessoas surdas no atendimento aos serviços públicos, também teremos a oferta de audiodescrição, legendagem, assessoramento para acessibilidade aplicada aos projetos de governo e a realização de capacitação para servidores. Assim vamos garantir uma gestão mais inclusiva para todos.", explicou Lília Raquel de Negreiros, secretária de estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.
SERVIÇOS
A implantação da CAC é possível a partir da otimização do espaço nos prédios públicos, obtida com a implantação do Sistema Integrado de Informações (SEI!) e da Central de Atendimento ao Servidor.
“Estamos realizando uma série de adequações e melhorias, buscando valorizar os profissionais que trabalham no Estado. A Central de Acessibilidade Comunicacional complementa os serviços oferecidos pela Central de Atendimento ao Servidor, reforçando o compromisso do governador Carlos Brandão com a melhoria dos serviços públicos e com a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva”, destacou o secretário de Estado de Administração, Guilberth Garcês.