Palestras na Egma abrem 4º módulo de capacitação dos servidores públicos do Estado

19/06/2016

“A capacitação tem sido fundamental e é uma oportunidade para nós, servidores públicos, aprimorarmos os nossos conhecimentos, visando utilizá-los no ambiente de trabalho”, afirmou a servidora da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Francesca Sousa, presente nas palestras de abertura do 4º e último módulo do curso Aperfeiçoamento e Atualização, realizadas na Escola de Governo do Maranhão (Egma), na sexta-feira (17). Francesca Sousa participa da capacitação na modalidade Ensino a Distância (EaD), resultante de parceria do Governo do Maranhão com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O curso integra as ações de valorização dos servidores públicos estaduais.

A primeira palestra “Consequência do erro e do ilícito para o servidor e para o ato praticado”, foi proferida pelo professor doutor e consultor legislativo, João Trindade Cavalcante Filho, que também é mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Ele destacou que os servidores precisam dessas capacitações para melhor desenvolver suas competências funcionais. “É muito importante que os servidores conheçam a Constituição e estejam cientes dos seus deveres, no exercício de suas funções”, declarou.

A diretora da Egma, Ceiça Nascimento proferiu a palestra “Os desafios da capacitação no serviço público”. Ela acredita que, para enfrentar os futuros desafios, é preciso ofertar mais cursos, para melhorar a qualificação dos servidores. “O curso, realizado em parceria com o IDP, é essencial para a capacitação dos servidores públicos. Precisamos, cada vez mais, dessas capacitações, pois elas tratam desde a parte teórica, da formação, dos processos e, também, da responsabilidade do servidor”, afirmou.

A subsecretária de Gestão e Previdência, Maria de Lourdes Ribeiro, parabenizou a equipe da Escola de Governo pela conclusão da capacitação. “As palestras apresentadas durante o curso só vem a acrescentar, aos servidores, conhecimentos necessários no dia a dia dos órgãos públicos”, afirmou.

Após as palestras, os servidores que participaram do evento receberam um exemplar do livro “Direito Constitucional. Objetivo: Teoria e Questões”, de autoria do palestrante João Trindade Cavalcante Filho, que autografou os exemplares cedidos.

Retrospectiva

Com duração total de 102 horas/aula, o Curso “Aperfeiçoamento e atualização nos fundamentos e procedimentos da administração pública’, tem três módulos, sendo cada um com 30 horas/aula. Na abertura de cada módulo foram oferecidos seminários presenciais, com renomados profissionais abordando temas relevantes para a administração pública. A capacitação utiliza a modalidade de Ensino a Distância (EaD), visando assim capacitar o maior número de servidores nos municípios do estado.

Dirigidas aos servidores estaduais matriculados no curso, as sete palestras realizadas estão disponíveis na plataforma online do IDP, para que os alunos possam ter acesso às informações.

(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116