PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Primeira oficina Paternidade Responsável de 2019 lota auditório da EGMA

25/01/2019

/Nem a chuva atrapalhou os pais servidores na primeira oficina de 2019 do Programa Paternidade Responsável. A capacitação promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Escola de Governo (EGMA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), aconteceu na manhã dessa sexta-feira (25). Com o tema “Paternidade Responsável: a importância da informação na construção da relação afetiva familiar”, a oficina reuniu 80 servidores.
 
Segundo Danilo Silva, assistente social e um dos ministrantes da oficina, a capacitação tem fundamental importância na formação e fortalecimento de vínculos entre pais e filhos. “Muitos servidores que estão aqui hoje são pais de primeira viagem, portanto, essas primeiras orientações são muito importantes para o estabelecimento de vínculos afetivos: nos primeiros dias de vida é quando o bebê começa a guardar vozes, cheiros e toques e a construir suas referências. Com vínculos fortalecidos, o desenvolvimento da criança tende a ser mais saudável”, afirmou.
 
Pai do primeiro filho, o assessor de Comunicação, Michel Sousa, lotado na Secretaria de Estado da Saúde (Ses), ressalta que o conhecimento adquirido é uma experiência enriquecedora. “A oficina além de nos garantir a ampliação da licença-paternidade é importante para todos nós, pois, aqui podemos tirar dúvidas, aprender mais sobre o suporte emocional, a construção dos vínculos afetivos e, consequentemente, aplicar o que aprendemos em nossas casas”.
 
A oficina trabalha o lado jurídico, social, além do acompanhamento da saúde do bebê, garantindo a ampliação da permanência em casa e proporcionando ao pai servidor público a oportunidade de acompanhar a passagem dos primeiros dias pós-nascimento, importantes tanto para a criança, quanto para a mãe.
 
O servidor Jesaías Silva, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), conta que está feliz com a sua participação na oficina e pretende utilizar o que aprendeu. “Muito interessante os temas abordados na capacitação, pois ainda não tinha algumas das informações que nos foram repassadas, por isso fiquei feliz em participar da oficina e acredito que esses conhecimentos devam ser colocados em prática”, frisou.
 
PROGRAMA
 
O programa Paternidade Responsável integra, desde julho de 2016, o rol das atividades permanentes, desenvolvidas para a valorização do servidor. De acordo com a Lei, a licença-paternidade possui um prazo de cinco dias, podendo ser prorrogada por mais quinze dias, desde que o interessado comprove participação em atividade ou programa de paternidade responsável promovido pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep). Depois de participar da oficina na Escola de Governo, o servidor apresenta um requerimento comprobatório junto à Segep, em até dois dias após o parto, adoção ou obtenção de guarda judicial.
 
Fonte: Ascom Egma
 
 

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 3131-4191, (98) 3131-4192 e (98) 3131-4116
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220