Projeto Passo à Frente visa oportunizar aos servidores estaduais: Pré-Vestibular, Especialização e Mestrado

29/07/2019

Idealizado pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA), o objetivo do projeto é promover a formação de servidores públicos estaduais que desejam ingressar no Ensino Superior ou se aperfeiçoar.

Para enfrentar o competitivo mercado de trabalho, todos os profissionais precisam de uma formação educacional de base consistente. Oportunizando aulas de qualidade e professores preparados, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) apresenta o projeto Passo à Frente que compreende na sua estrutura, a oferta de três modalidades de cursos: Pré-Vestibular, Especialização e Mestrado.

A primeira etapa nessa escalada de aprendizado é a aprovação no vestibular, Para tanto, o Projeto “Passo à Frente” começará com o “Pré-Vestibular EGMA 2019”. As aulas são gratuitas e destinadas aos servidores públicos estaduais que ainda não possuem uma graduação no Ensino Superior. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1º de agosto no site da EGMA: www.egma.ma.gov.br. O curso acontecerá de 02 a 06 de agosto, de segunda a sexta, das 8h ás 12h, no Auditório da EGMA.

O Pré-Vestibular da EGMA visa preparar servidores públicos estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES/UEMA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dentre outros vestibulares.

Para o diretor da EGMA, Prof. Odair José Neves, oportunidade é a palavra que melhor define o projeto Passo à Frente. “Estamos criando oportunidades, oportunidade de aperfeiçoamento, oportunidade de evolução. Estamos dizendo aos servidores públicos que ainda não possuem uma graduação –É possível, dê um Passo à Frente! É maravilhoso fazer parte desse momento onde a gestão pública olha para os servidores não só como colaboradores, mas como gente. Gente que trabalha, rir e sonha com novas possibilidades. Uma gestão que sonha e permite sonhar, essa é a gestão que nós queremos. Essa é a gestão que estamos ajudando a construir”, afirmou.

PRÉ-VESTIBULAR

Visa preparar servidores públicos para a conquista da tão sonhada vaga universitária, facilitando o ingresso na Educação Superior, com aulas preparatórias para o ingresso ao Ensino Superior.

O curso Pré-Vestibular EGMA 2019 será realizado por área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A Redação, um dos maiores desafios para alunos e examinadores, também será considerada como uma área de conhecimento, em virtude da relevância da pontuação em todos os exames acadêmicos em que é exigida.

Com um método de aprendizagem didático, que inclui a utilização de recursos audiovisuais, e um corpo docente qualificado, o curso preparatório da EGMA disponibilizará aulas diariamente no turno matutino.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (LATU-SENSU)

O projeto prevê ainda a criação de uma Especialização para os servidores públicos já graduados. A especialização em Gestão Pública tem como objetivo a qualificação dos servidores públicos que já tenham concluído o Ensino Superior e desejem desenvolver seu ofício com mais eficiência em funções estratégicas da Gestão Pública.

A ideia é que o curso estimule ainda mais o compromisso dos alunos/servidores com a gestão pública, uma vez que, será estudado o significado prático do seu papel social, as consequências e implicações ético-políticas de suas ações. O objetivo central é promover o desenvolvimento social, político e econômico do Estado do Maranhão, através do quadro de servidores que compõem a gestão estadual.

MESTRADO

O Mestrado em Gestão Pública (Strictu-Sesnsu) pretende formar servidores públicos estaduais, promovendo e incentivando o aperfeiçoamento de competências técnico-políticas de gestão. Possibilitando, inclusive, que os servidores públicos estejam aptos a assumir cargos de direção com desempenho de excelência.

O norte é incentivar a capacidade inovadora dos servidores públicos estaduais para a construção de uma Política, onde se discuta de forma lúcida e crítica os desafios do Governo e o papel do Estado na elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas que visem melhorar os indicadores do Maranhão e melhorar a vida da população maranhense.

Texto: Iza Ribeiro (ASCOM EGMA)