PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Projeto Passo à Frente visa oportunizar aos servidores estaduais: Pré-Vestibular, Especialização e Mestrado

29/07/2019

Idealizado pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA), o objetivo do projeto é promover a formação de servidores públicos estaduais que desejam ingressar no Ensino Superior ou se aperfeiçoar.

Para enfrentar o competitivo mercado de trabalho, todos os profissionais precisam de uma formação educacional de base consistente. Oportunizando aulas de qualidade e professores preparados, a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) apresenta o projeto Passo à Frente que compreende na sua estrutura, a oferta de três modalidades de cursos: Pré-Vestibular, Especialização e Mestrado.

A primeira etapa nessa escalada de aprendizado é a aprovação no vestibular, Para tanto, o Projeto “Passo à Frente” começará com o “Pré-Vestibular EGMA 2019”. As aulas são gratuitas e destinadas aos servidores públicos estaduais que ainda não possuem uma graduação no Ensino Superior. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1º de agosto no site da EGMA: www.egma.ma.gov.br. O curso acontecerá de 02 a 06 de agosto, de segunda a sexta, das 8h ás 12h, no Auditório da EGMA.

O Pré-Vestibular da EGMA visa preparar servidores públicos estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES/UEMA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dentre outros vestibulares.

Para o diretor da EGMA, Prof. Odair José Neves, oportunidade é a palavra que melhor define o projeto Passo à Frente. “Estamos criando oportunidades, oportunidade de aperfeiçoamento, oportunidade de evolução. Estamos dizendo aos servidores públicos que ainda não possuem uma graduação –É possível, dê um Passo à Frente! É maravilhoso fazer parte desse momento onde a gestão pública olha para os servidores não só como colaboradores, mas como gente. Gente que trabalha, rir e sonha com novas possibilidades. Uma gestão que sonha e permite sonhar, essa é a gestão que nós queremos. Essa é a gestão que estamos ajudando a construir”, afirmou.

PRÉ-VESTIBULAR

Visa preparar servidores públicos para a conquista da tão sonhada vaga universitária, facilitando o ingresso na Educação Superior, com aulas preparatórias para o ingresso ao Ensino Superior.

O curso Pré-Vestibular EGMA 2019 será realizado por área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A Redação, um dos maiores desafios para alunos e examinadores, também será considerada como uma área de conhecimento, em virtude da relevância da pontuação em todos os exames acadêmicos em que é exigida.

Com um método de aprendizagem didático, que inclui a utilização de recursos audiovisuais, e um corpo docente qualificado, o curso preparatório da EGMA disponibilizará aulas diariamente no turno matutino.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (LATU-SENSU)

O projeto prevê ainda a criação de uma Especialização para os servidores públicos já graduados. A especialização em Gestão Pública tem como objetivo a qualificação dos servidores públicos que já tenham concluído o Ensino Superior e desejem desenvolver seu ofício com mais eficiência em funções estratégicas da Gestão Pública.

A ideia é que o curso estimule ainda mais o compromisso dos alunos/servidores com a gestão pública, uma vez que, será estudado o significado prático do seu papel social, as consequências e implicações ético-políticas de suas ações. O objetivo central é promover o desenvolvimento social, político e econômico do Estado do Maranhão, através do quadro de servidores que compõem a gestão estadual.

MESTRADO

O Mestrado em Gestão Pública (Strictu-Sesnsu) pretende formar servidores públicos estaduais, promovendo e incentivando o aperfeiçoamento de competências técnico-políticas de gestão. Possibilitando, inclusive, que os servidores públicos estejam aptos a assumir cargos de direção com desempenho de excelência.

O norte é incentivar a capacidade inovadora dos servidores públicos estaduais para a construção de uma Política, onde se discuta de forma lúcida e crítica os desafios do Governo e o papel do Estado na elaboração, implementação e acompanhamento de políticas públicas que visem melhorar os indicadores do Maranhão e melhorar a vida da população maranhense.

 

Texto: Iza Ribeiro (ASCOM EGMA)

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 98347-5276, (98) 98829-1164
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220