PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Compartilhe a vida que corre em suas veias

12/08/2019

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores do Maranhão - SEGEP/MA, firmou parceria com o Hospital do Servidor (HSLZ) para realização da IV Campanha de Doação de Sangue, que traz este ano o slogan “Compartilhe a vida que corre em suas veias”.

O objetivo é arrecadar 1.000 bolsas de sangue junto ao Hemomar. A importância da doação regular de sangue, a sensibilização de novos voluntários e dos já existentes doadores é uma meta constante dos hemocentros em todo o país que lutam para manter os estoques de sangue abastecidos.

Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

A campanha, que teve início em julho e continua durante o mês de agosto, terá uma mobilização especial no dia 16/08, no Edifício Clodomir Milet. A unidade móvel do Hospital São Luís estará no local das 9h às 17h.

Doar sangue é um ato humanitário que enobrece e traz uma satisfação interior muito grande. Um simples gesto de amor e solidariedade que pode gerar muitos sorrisos. Afinal, por meio desse ato, você ajuda a salvar vidas!

Uma única doação de sangue carrega o poder de salvar outras 4 vidas em situação de risco, pois o material coletado é separado em diferentes hemocomponentes (concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias, plasma e crioprecipitado) que podem ser utilizados para tratar diferentes quadros clínicos.

Para fazer uma doação, é necessário:

- Apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; 

- Estar bem de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores (16 e 17 anos) só doam mediante consentimento formal do responsável legal;

- Pesar acima de 50kg;

- Ter dormido bem nas últimas 24h; 

- Não estar em jejum; 

- Não ter ingerido bebidas alcoólicas na últimas 12h; 

- Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, tais como: uso de drogas injetáveis, vida sexual promíscua e outras. 

Sua doação representa a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde.

Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Venha participar da Campanha e doe. Vidas dependem de você!

VALORIZAÇÃO

Clube de Desconto do Servidor
Cartão Clube de Desconto do Servidor

NORMATIVAS

Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor
Regulamento do Centro Social do Servidor

FORMULÁRIOS

SISTEMAS

Acesso Rápido

Senha para o Portal do Servidor
Boletim Segep
Boletim Segep
Boletim Segep

Links Úteis

Contatos

Contatos

Ouvidoria/Portal do Servidor:
(98) 98347-5276, (98) 98829-1164
Localização

Localização

Av. Jerônimo de Albuquerque, Edifício Clodomir Milet, s/nº, Calhau - São Luís/MA. CEP: 65074-220