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Novas ferramentas de Gestão para o Processo de Contratação no Governo do Maranhão

09/01/2020

Os órgãos e entidades do Governo do Estado, a partir de 2020, contarão com novas ferramentas de gestão que contribuirão cada vez mais para melhoria e aprimoramento das compras públicas.

Após a implantação do novo Catálogo de Materiais e Serviços e do módulo de Almoxarifado e Patrimônio, a SEGEP, por meio da Secretaria Adjunta de Registro de Preços, implantará os sistemas de Planejamento de Compras e gestão de Contratos dando continuidade às ações de melhorias da gestão pública.

São importantes ferramentas de gestão para o processo de contratações, onde o Governo do Estado passará a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas e identificar novas oportunidades de ganhos de escala nas contratações, além de propiciar uma melhor gestão contratual, possibilitando identificar e acompanhar informações contratuais de todos os órgãos em tempo real e sem burocracia.

“Com essas implantações o Estado dispõe de todo o fluxo de contratação informatizado, iniciando no planejamento até o controle do almoxarifado/patrimônio. Nosso objetivo é gerar cada vez mais eficiência nas compras públicas. Com o planejamento das contratações nós verificaremos a real necessidade das unidades, possibilitando fazer aquisições melhor formatadas, evitando assim desperdícios ,  além de levar à administração pública uma gestão efetiva de seus contratos, pois somente com uma gestão eficiente dos recursos públicos asseguramos economia e transparência nos processos licitatórios”, afirma a secretária Flávia Alexandrina.

Dentre as inovações implantadas está o sistema de Planejamento de Compras que será utilizado para realizar todo o planejamento das aquisições de bens e contratações de serviços, obras e soluções de tecnologia da informação, possibilitando assim a elaboração e divulgação,  pela primeira vez no Estado, de um Plano Anual de Contratações, que conterá todas  as informações de compras e contratações que serão realizadas no ano seguinte, possibilitando assim que o mercado fornecedor possa se planejar adequadamente e se preparar com a necessária antecedência para participar dos certames licitatórios.

Já o sistema de gestão de Contratos permitirá cadastrar, planejar, executar e acompanhar as informações de contratos de aquisições, prestação de serviços, obras e serviços de engenharia, consórcios, risco e sem valor, além do controle do planejamento e execução física e financeira, orçamentos e recursos necessários para pagamentos, permitindo o comparativo entre o planejado e o executado, sendo este integrado com o sistema financeiro do Estado – SIGEF.

“Temos trabalhado firmemente para informatizar e melhorar todas as etapas do processo de contratação, focando especialmente na cultura do planejamento das contratações, buscando a padronização e a unificação de todas as demandas do Estado, com objetivo de minimizar retrabalhos e proporcionar a tomada de decisão mais assertiva em nível estratégico ”, destaca o Secretário-Adjunto de Registro de Preços, Deimison Santos.

Implantado desde 2016, o Portal de Compras Governamentais tem auxiliado os órgãos do Estado a promover melhor eficiência nos processos de compras públicas.

Com a implantação dessas novas funcionalidades o Governo do Estado alcançará avanços significativos focados principalmente nos instrumentos de planejamento, gestão e controle.

O Portal de Compras Governamentais é uma ferramenta de gestão e transparência, que proporciona ao cidadão o acesso às informações consolidadas, que são divulgadas de forma automática.

A SEGEP disponibilizará um calendário de treinamento dos sistemas de Planejamento de Compras e gestão de Contratos para todos os órgãos do Estado na segunda quinzena de janeiro.

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